quinta-feira, 3 de julho de 2014

Feminilidade X Modernidade ( sensualidde )


Atualmente nosso grande desafio é conseguirmos equilibrar a realidade dos tempos modernos com o que a Bíblia nos ensina. Uma mulher cristã deve ser a descrição de feminilidade, acrescentando a seu significado aos princípios bíblicos.
O maior desafio que uma mãe tem encontrado hoje, é, sem dúvida, passar o conceito de feminilidade para sua filha. Num mundo, em especial aqui no Brasil, onde o clima tropical remete roupas mais frescas, confunde-se com quase nada de roupa. A sensualidade vem tomando uma proporção que está ultrapassando todos os limites do puder, da decência e da modéstia. 
As roupas cada vez mais justas, mais curtas, mais decotadas e menos elegantes. É uma apelação ao sensual que, às vezes, passa por vulgar e deselegante. 
A luta entre a feminilidade e a modernidade está ficando cada vez mais acirrada. Um mundo onde as calças estão cada vez mais justas, as blusas cada vez mais decotadas e menores, os vestidos cada vez mais curtos, justos e decotados ao mesmo tempo, as saias e shorts minúsculos, o bom senso e a elegância estão ficando cada vez mais distantes da modernidade que tem valorizado mais a sensualidade. 
Estamos vendo, algumas regras de etiqueta no vestir, se acabando. Uma delas que é tão simples: se a parte de cima ( blusa, camisa, top ) é justa, a parte de baixo ( calça, saia, shorts,bermuda ) automaticamente tem que ser mais larguinha. Se a parte de baixo é mais justa, automaticamente, a parte de cima tem que ser mais larguinho. Tão fácil essa regra, mas a maioria não se lembra, ou nem querem lembrar, porque preferem apelar para a sensualidade, achando que se usar uma calça bem justa com uma blusa bem justa, ficará sensual, quando na verdade, ficará vulgar!  
Outra regrinha tão básica, mas que tem sido ignorada: Se a parte de cima é muito decotada, a de baixo tem que ser mais discreta, nem curta e nem muito justa. Se a parte de baixo é muito justa ou curta, a parte de cima tem que ser mais comportada. Exagerando tanto em cima como embaixo, mais uma vez cairá num look vulgar e deselegante.
 O papel da mãe é fundamental para a criação das filhas; é ela que a veste desde bebezinha. É a mãe, que até certa idade compra e escolhe as roupas e looks das filhas. Cabe a responsabilidade de educar também no quesito vestimenta. Mas se a mãe compra roupas curtas demais, justas demais, decotadas demais, sensuais demais, modernas demais e apelativas a vulgaridade, o que esperar da imagem dessa menina/moça?


Infelizmente, muitas mãe têm se deixado  vencer pelo grande apelo e pressão das filhas de querer usar o que "todo mundo" tá usando. O que já é um erro porque "todo mundo" não é sua filha!
Nós, enquanto mães, somos sim, responsáveis pela imagem que nossas filhas estão passando e pelas vestimentas que estão usando.
Devemos tomar muito cuidado com a modernidade!


Pode-se sim, ser moderna, atual e antenada com a moda e as tendências, sem ser exageradamente sensual e vulgar.



Trazendo esse pensamento para as nossas roupas, em I Timóteo 2:9 encontramos 03 orientações que nos ajudam a descobrir o que devemos ou não usar:
 

1°- Nossas roupas devem ser apropriadas, coerentes com as características, de uma filha de Deus, apropriada para seu tipo físico e adequada a ocasião e ao lugar que você pretende usá-la. A nossa roupa não definirá somente o que somos por fora, por isso precisamos ter cuidado em como estamos nos vestindo, pois a nossa roupa fala muito também sobre as nossas intenções. Muitas informações são passadas por nossa imagem. Por isso devemos ter muito cuidado com as nossas escolhas.
 

2°- Nossa roupa deve honrar a Deus. Deve ser decente. No texto quando lemos que devemos nos vestir com simplicidade e modéstia, nos leva a pensarmos em descrição, respeito e prudência. Ou seja, roupas com comprimentos, decotes e modelagens adequadas a uma mulher cristã. Quando nos vestimos com decência significa que reconhecemos e aceitamos o que Deus nos ensina, que a roupa serve para nos cobrir e não para expor o nosso corpo. Devemos nos vestir de modo a mostrar a nossa feminilidade e não a nossa sexualidade. Devemos nos vestir com decência por respeito a Deus, a igreja e aos irmãos.
 

3° - Devemos ter moderação, devemos controlar nossos impulsos e evitar os extremismos da moda. Devemos governar nossas escolhas no quesito vestimenta com um sentido de moderação, simplicidade e autocontrole. Devemos evitar comprometer nossas finanças para manter um modismo ditado pelo mundo e pela mídia. A mídia prega um cuidado excessivo com o corpo, com boa forma e com a moda e nos incentiva ao consumismo excessivo. O padrão estabelecido pela mídia escraviza e faz parecer que você só será aceita e estará bem se você se enquadrar nesses padrões.

Que Deus possa falar profundamente ao seu coração.

Bjsss... <3 Cris Moraes  

https://www.facebook.com/MulheresLindasDeDeus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.